19 dezembro 2006

'Biossíntese'

O conceito central da Biossíntese é que existem três correntes energéticas fundamentais, ou “fluxos vitais”, fluindo no corpo e ligados às camadas germinativas celulares (ectoderma, endoderma e mesoderma) do óvulo fecundado, a partir do qual se formam os diversos sistemas orgânicos. Essas correntes se expressam num fluxo de movimento por todos os caminhos musculares; num fluxo de percepções, pensamentos e imagens que percorrem o sistema neuro-sensorial; e num fluxo de vida emocional que está localizado no centro do corpo e flui através dos órgãos do tronco. Um stress antes do nascimento, durante a infância ou no decorrer da vida, quebra a integração destas três correntes.

Na Biossíntese, a reintegração terapêutica trabalha com o desbloqueio da respiração e dos centros da emoção (centering), com a retonificação dos músculos e a integração postural (grounding), e com a vinculação e a organização da experiência através do contato visual e comunicação verbal (facing).

O trabalho de integração entre ação, sentimento e pensamento constitui o fundamento externo da Biossíntese. Existe ainda um fundamento interno, que sustenta a essência ou espírito de cada pessoa. O trabalho do dinamarquês Robert Moore sobre o equilíbrio psíquico obtido através de imagens mentais da respiração e do rebalanceamento do campo de energia do corpo é uma das mais recentes correntes nessa direção.

Na Biossíntese, David Boadella desenvolveu uma teoria do trabalho terapêutico de reintegração que demonstra que ela é a expressão de dois temas fundamentais, mais profundos que a Psicologia ou que a Biologia. Na verdade, são temas básicos que sustentam o aparecimento da matéria e da vida, assim como a integridade do corpo e a formação do self. Estes temas são os seguintes:

* O processo formativo da natureza. A emergência de altos níveis de organização a partir de
níveis mais baixos é uma lei natural básica num sistema aberto. O princípio da autocura, a alma da terapia, é uma expressão dessa lei;

* O campo organizacional. O processo formativo deve ser potencializado por condições apropriadas. Sem isso, a auto-organização não acontece. Para ter um desenvolvimento mais saudável, a criança precisa da presença dos pais com os quais mantenha um contato constante, capaz de gerar o “organizador biológico” (Mahler) necessário a um crescimento normal. No processo de transformação de padrões de sentimentos e expressões que estão bloqueados, o elemento mais importante é a receptividade viva de outro ser humano.

Reich chamou a esta habilidade de localizar no próprio corpo padrões de expressão que estejam bloqueados e, portanto, reprimindo outros, de “identificação vegetativa”. Stanley Kelleman usou o termo “ressonância somática” para definir a relação biológica entre duas pessoas. A ressonância somática das mãos, da voz e da presença do terapeuta é o campo organizacional no qual ocorre o processo formativo de reintegração do corpo, da mente e do espírito.

mais....http://www.biossintese.com.br/template.php?cod=11

Nenhum comentário: